segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

SAÚDE PÚBLICA EM BELÉM

CAOS NA SAÚDE PÚBLICA DE BELÉM

Cenário desolador no HPSM ganha evidência nacional

Em março de 2009, a TV Globo veiculou uma matéria, no jornal "Bom Dia Brasil", que evidenciou o caos da saúde pública em Belém. O repórter destacou dois exemplos de descaso no HPSM, hospital de responsabilidade da Prefeitura Municipal de Belém: a morte de uma senhora de 72 anos, que havia sofrido um AVC (derrame), e a morte de um menino de 11 anos, que apresentava suspeita de dengue hemorrágica.
A reportagem mostrou pacientes agonizando e morrendo nos corredores do hospital, à espera de médicos, enquanto as famílias se desesperavam. Uma paciente relatou que estava há uma semana numa maca, aguardando uma cirurgia, sem quaisquer informações.
Também foram mostradas outras situações, como as infiltrações e goteiras do prédio, instalações elétricas precárias, equipamentos quebrados e colchões velhos. Além disso, o hospital não tem condições  de fazer um simples exame de raio-X.
O diretor afirmou que o hospital possui 38 leitos de UTI e todos estavam ocupados.
Foram essas condições que propiciaram a morte da paciente de 72 anos, que sofreu um AVC (derrame), e teve de aguardar atendimento em condições precárias, e sem atendimento médico, levando ao desespero os seus familiares.
No dia anterior, um menino de 11 anos, que apresentava sintomas de dengue hemorrágica, havia sido enterrado. Também neste caso,  não houve atendimento médico. Este fato foi registrado por escrito por uma enfermeira do hospital, caracterizando um crime de omissão de socorro.
Na avaliação do diretor do hospital, a atitude do médico foi errada e, portanto, o mesmo reponderá a um processo administrativo e sofrerá uma investigação do CRM (Conselho Regional de Medicina), para as possíveis apurações de responsabilidades.
Nenhum representante da Prefeitura Municipal de Belém se manifestou sobre a situação caótica veiculada pela emissora em rede nacional. "Uma vergonha", como diria um apresentador de outra emissora de alcance nacional.

Texto: José Carlos Oliveira da Silva
Fontes:
http://www.youtube.com/watch?v=W4OzuBX8zOA. Consulta em 06/02/2012.
http://www.folhadobico.com.br/wp-content/arquivo/2010/06/pa21.jpg. Consulta em 06/02/2012


Nenhum comentário: