segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Feira do Guamá

FEIRAS DE BELÉM SOFREM
COM SUJEIRA E FALTA DE ESTRUTURA

Feirantes e consumidores reclamam das precárias condições de higiene e falta de estrutura da Feira do Guamá.

Há 40 anos a rotina de dona Célia é acordar cedo para vender as frutas e verduras no mercado do Guamá em Belém. Apesar de gostar do que faz, sabe que as condições de trabalho e higiene por lá deixam muito a desejar. Os problemas são muitos: desorganização, sujeira, estrutura do prédio comprometida, alagamentos, boxes de madeira impróprios para o uso, animais circulando livremente entre os boxes, latas de lixo abertas e corredores apertados favorecem o desaparecimento dos fregueses que temem contaminação dos alimentos pela falta de higiene e condições precárias da estrutura física da feira.


Outro feirante reconhece os problemas do mercado e relata que tem perdido fregueses em virtude da falta de higiene na feira, ele faz um apelo as autoridades para que ainda este ano o mercado passe por uma reforma até porque outros mercados da cidade já foram reformados. A situação de precariedade obriga os feirantes a praticar preços mais baixos para atrair fregueses. O maior desejo dos feirantes é que o local seja reformado e fique em condições adequadas de funcionamento.


Belém tem 42 feiras e 18 mercados e na maioria deles a situação é a mesma. A associação dos feirantes de Belém fez uma pesquisa e identificou que a falta de higiene é o principal problema nas feiras e mercados da capital. Para tentar evitar que a população perca o prazer de frequentar estes locais a associação vai iniciar este ano um trabalho de conscientização dos feirantes, onde eles devem aprender principalmente como manter seu espaço limpo.

O mercado do Guamá deve entrar em reforma a partir de fevereiro. A ideia é que em breve ele possa ser exemplo de organização assim como a feira da Cremação que se tornou um complexo de abastecimento com feirantes empreendedores. Isso é percebido na feira pela limpeza do espaço e identificação dos boxes, o que facilita a localização do que se quer comprar. Esses fatores proporcionaram entusiasmo em cada um dos trabalhadores atraves do aumento das vendas e retorno dos antigos fregueses à feira.


FEIRAS

FREGUESES SATISFEITOS

FREGUESES

INSATISFEITOS

GUAMÁ

5%

0

CREMAÇÃO

95%

100%

TOTAL

100%


Autora: Myrna Reis

APRESENTAÇÃO DA NOTÍCIA:


Nenhum comentário: