segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

NOSSA SAÚDE DE CADA DIA...


NOSSA SAÚDE DE CADA DIA...


O reflexo de um sistema de saúde mal financiado


O Pronto Socorro Municipal de Belém- HPSM, vem nos últimos meses demostrado o quanto foi investido para o atendimento da população belenense, pois temos nos deparado com umas série de notícias tristes e lamentáveis em relação ao descaso da saúde pública em Belém do Pará: bebes mortos em grande quantidade na Santa Casa, pacientes psiquiátricos mal atendidos no Hospital Gaspar Viana (Hospital de Clínicas), pacientes com câncer, mal atendidos, e com atendimento somente no Ofir Loyola , agora, mais uma vez, voltam-se as críticas para o HPSM. , que é “ UMA TRISTEZA! “O reflexo de um sistema de saúde mal financiado, desorganizado e de uma gestão municipal não comprometida com a saúde pública.
Um descaso ainda pior é a leviandade com que os profissionais das unidades vem atendendo os que conseguem chegar na Unidade do HPSM. Temos um caso de uma vítima, o jovem Benedito Gonçalves de 28 anos, que foi baleado ao sair de uma festa a noite no bairro do Guamá, um dos mais violentos de Belém, onde levado com a barriga semi aberta para a Unidade do Guamá, chegando lá não tinha leito e nem para o atendimento que depois de 1 hora é que foi encaminhado para a HPSM Hospital
Municipal Mário Pinotti, onde foi encaminhado à uma cirurgia, onde morreu com a barriga aberta numa cadeira esperando o atendimento.
Diante de tantos casos, pergunta-se: Como se praticar uma boa saúde pública ao povo desta cidade sem que cada um dos diversos atores obrigados a contribuir para o Sistema, Governos Federal, Estadual, bem como, a administração municipal não ajustarem suas ações. Não cumprirem seus papéis?
Amigos, estamos em tempo de eleição, é hora de despertar e indagar nossa consciência que não nos deixe cair numa eterna amnésia na hora de votar.
DEMONSTRATIVO DE ATENDIMENTO NO HPSM DE BELÉM
LOCALIDADE
ATENDIMENTO
OBITOS
Ananindeua
60
54
Abaetetuba
40
29
Benevides
35
26
Bragança
48
36
Castanhal
63
28

Autora: Rubia Oliveira
ASSISTA A APRESENTAÇÃO DESSA REPORTAGEM

<

Nenhum comentário: