segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

O PARÁ É O 4º PIOR ESTADO COM ÍNDICE DE SANEAMENTO BÁSICO DA REGIÃO NORTE DO PAÍS.


O PARÁ É O 4º PIOR ESTADO COM ÍNDICE DE SANEAMENTO BÁSICO DA REGIÃO NORTE DO PAÍS.
 
Segundo o IDESP (Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social), Belém tem uns dos piores índices de Saneamento Básico do Brasil.


Uma pesquisa feita pelo IBGE, os Estados de Rondônia, Acre e Pará são os Estados que lideram as condições precárias em saneamento básico da região. Ruas sujas e cobertas de lixos, atraem insetos e roedores. No Jurunas, periferia de Belém as condições de saneamento são vistas a céu aberto, Dona Maria da Silva diz de quem é a responsabilidade, segundo ela os responsáveis são os Governantes que não fazem nada e até mesmo a própria população que é imunda, jogam lixo nas valas e em qualquer lugar, entupimento de boeiros e consequentemente causando alagamento nas ruas e casas.
Proporção de municípios, por condição de esgotamento sanitário (%)
Grandes Regiões
Sem Coleta
Só Coletam
Coletam e Tratam
Brasil
47,8
32,0
20,2
Norte
92,9
3,5
3,6
Nordeste
57,1
29,6
13,3
Sudeste
7,1
59,8
33,1
Sul
61,1
17,2
21,7
Centro-Oeste
82,1
5,6
12,3

Segundo a Urbanista Marcília Negrão as causas são históricas, quase que a metade das residências em belém tem problemas considerados graves. A ausência de politicas públicas eficazes por ocupação de áreas urbanas ao longo dos anos também é apontada como principal fator, ainda segundo ela, belém tem um problema latente sobre essa questão, a falta de esgotamento sanitário, a falta de abastecimento de água potável, e, principalmente a questão latifundiária que impede o acesso aos programas formais voltados para produção educacional. 
Autor: Clayton Silva 
APRESENTAÇÃO DESSA NOTÍCIA

Nenhum comentário: