sexta-feira, 15 de junho de 2012
Material do curso de 100 h - Proinfo Integrado
Após o término do curso de Introdução à Educação Digital está sendo implementado o curso TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: Aprendendo e Ensinando com as TIC - 100 horas, dentro da proposta de formação do Proinfo Integrado - Seed/mec.
Clique abaixo para acessar as Unidades:
Unidade 1 - Tecnologia na sociedade, na vida, na escola;
Unidade 2 - Hipertexto, hipermídia, Internet;
Unidade 3 - Práticas pedagógicas e Mídias digitais;
Unidade 4 - Tecnologia e Currículo.
Objetivos do Curso:
Na perspectiva dos objetivos gerais e específicos do Proinfo Integrado, o Curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC (100h) visa a oferecer subsídios teórico-metodológico-práticos para que os professores e gestores escolares possam:
- compreender o potencial pedagógico de recursos das TIC no ensino e na aprendizagem em suas escolas;
- planejar estratégias de ensino e aprendizagem integrando recursos tecnológicos disponíveis e criando situações de aprendizagem que levem os alunos à construção de conhecimento, à criatividade, ao trabalho colaborativo e resultem efetivamente no desenvolvimento dos conhecimentos e habilidades esperados em cada série;
- utilizar as TIC na prática pedagógica, promovendo situações de ensino que focalizem a aprendizagem dos alunos.
quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012
CRIANÇA MORRE VÍTIMA DE CAOS NA SAÚDE PÚBLICA
ASSISTA A APRESENTAÇÃO DESSA REPORTAGEM
quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012
O Ser Humano e a Tecnologia
"A tecnologia sempre afetou o homem: das primeiras ferramentas, por vezes consideradas como extensões do corpo, à máquina a vapor, que mudou hábitos e instituições, ao computador que trouxe novas e profundas mudanças sociais e culturais, a tecnologia nos ajuda, completa, nos amplia... Facilitando nossas ações, nos transportando, ou mesmo nos substituindo em determinadas tarefas, os recursos tecnológicos ora nos fascinam, ora nos assustam..."
Ativ_writer_José Carlos
O Ser Humano e a Tecnologia
"A tecnologia sempre afetou o homem: das primeiras ferramentas, por vezes consideradas como extensões do corpo, à máquina a vapor, que mudou hábitos e instituições, ao computador que trouxe novas e profundas mudanças sociais e culturais, a tecnologia nos ajuda, completa, nos amplia... Facilitando nossas ações, nos transportando, ou mesmo nos substituindo em determinadas tarefas, os recursos tecnológicos ora nos fascinam, ora nos assustam..."
terça-feira, 7 de fevereiro de 2012
CONVOCAÇÃO GERAL - PROFESSORES DAS SALAS DE INFORMÁTICA

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012
Economizando para viver melhor
Percebe-se que a situação econômica da maioria das famílias paraenses não anda muito boa, pois a cada dia torna-se mais difícil equilibrar renda e despesa. Mesmo tomando-se alguns cuidados básicos, nota-se que a balança econômica tende sempre pender para o resultado negativo.
Face a esta realidade, não se pode cruzar os braços e continuar apenas deixando o tempo passar, aguardando pra ver o quê vai acontecer e deixar para agir quando a situação já está crítica, ou irreversível. Deve-se ser racional, otimista e pró-ativo. É necessário agir de forma inteligente, jamais jogar a toalha. Ao contrário, sempre buscar uma solução concreta para encontrar o referido equilíbrio financeiro.
Com certeza, não será fácil para uma pessoa ou família que se encontre desempregada, subempregada sair da situação de inadimplência para o estado de adimplência. Faz-se necessário, mudanças de hábitos que certamente implicarão em redução de gastos a partir das situações mais graves estendendo-se para outras de menor impacto sobre a economia familiar. Dessa forma, ainda que lentamente, será possível sim alcançar um melhor equilíbrio entre receita e despesa e, por conseguinte, desfrutar de uma vida mais saudável e feliz.
Por: Francisco Q. Almeida
Fonte da imagem: http://yruorganizer.files.wordpress.com/2011/10/lista-de-compras-supermercado1.jpg
SAÚDE PÚBLICA EM BELÉM
CAOS NA SAÚDE PÚBLICA DE BELÉM
Cenário desolador no HPSM ganha evidência nacional
Em março de 2009, a TV Globo veiculou uma matéria, no jornal "Bom Dia Brasil", que evidenciou o caos da saúde pública em Belém. O repórter destacou dois exemplos de descaso no HPSM, hospital de responsabilidade da Prefeitura Municipal de Belém: a morte de uma senhora de 72 anos, que havia sofrido um AVC (derrame), e a morte de um menino de 11 anos, que apresentava suspeita de dengue hemorrágica.
A reportagem mostrou pacientes agonizando e morrendo nos corredores do hospital, à espera de médicos, enquanto as famílias se desesperavam. Uma paciente relatou que estava há uma semana numa maca, aguardando uma cirurgia, sem quaisquer informações.
Também foram mostradas outras situações, como as infiltrações e goteiras do prédio, instalações elétricas precárias, equipamentos quebrados e colchões velhos. Além disso, o hospital não tem condições de fazer um simples exame de raio-X.
O diretor afirmou que o hospital possui 38 leitos de UTI e todos estavam ocupados.
Foram essas condições que propiciaram a morte da paciente de 72 anos, que sofreu um AVC (derrame), e teve de aguardar atendimento em condições precárias, e sem atendimento médico, levando ao desespero os seus familiares.
No dia anterior, um menino de 11 anos, que apresentava sintomas de dengue hemorrágica, havia sido enterrado. Também neste caso, não houve atendimento médico. Este fato foi registrado por escrito por uma enfermeira do hospital, caracterizando um crime de omissão de socorro.
Na avaliação do diretor do hospital, a atitude do médico foi errada e, portanto, o mesmo reponderá a um processo administrativo e sofrerá uma investigação do CRM (Conselho Regional de Medicina), para as possíveis apurações de responsabilidades.
Nenhum representante da Prefeitura Municipal de Belém se manifestou sobre a situação caótica veiculada pela emissora em rede nacional. "Uma vergonha", como diria um apresentador de outra emissora de alcance nacional.
Texto: José Carlos Oliveira da Silva
Fontes:
http://www.youtube.com/watch?v=W4OzuBX8zOA. Consulta em 06/02/2012.
http://www.folhadobico.com.br/wp-content/arquivo/2010/06/pa21.jpg. Consulta em 06/02/2012
SEGURANÇA PÚBLICA: INVESTIMENTO EM SEGURANÇA EM BELÉM E ANANINDEUA.
Belém e Ananindeua serão os primeiros contemplados com novos comandos da polícia militar, serão um total de 14 sedes da instituição e o Guamá, bairro populoso da capital tem novo comando com 11 motos, 10 viaturas e 40 bicicletas para atender o bairro do Guamá, Terra Firma e Jurunas.
A sede do novo comando funciona na antiga delegacia do Guamá o espaço foi totalmente reformado e climatizado.
No município de Ananindeua o governo do estado entregou o 25º comando da Policia Militar, no bairro do Paar, o novo comando da PM vai atender aos bairros do Paar, Distrito Industrial e Curuçambá. Até dezembro deste ano, receberão novos comando da PM os municípios de Dom Elizeu, Ipixuna, Paragominas, Abaetetuba, Ourem e marabá.
Na região metropolitana novos comandos também, nos bairros: do Icui Laranjeira, Coqueiro, e no Tenoné em Belém. Também serão entregues 34 novas viatura para região metropolitana e 36 para o interior do estado no total de investimentos que ultrapassam4 milhões de reais esses investimentos somados 245 milhões do ano passado para investir no Pará.
Auxiliadora Cruz
fonte: youtube http://www.youtube.com/watch?v=KAKhocTL03g
A NOTÍCIA NO IMPRESS
Aumento da violência em Belém
Moradores do conjunto satélite vem reclamando constantemente da falta de segurança e no aumento da violência no bairro. À população do conjunto revoltados com essa situação resolveram fazer justiça com as próprias mãos, espancando e matando à tiros e pauladas bandidos que tentaram assaltar um cyber café.
À população se reuniu para discutir segurança pública, com o intuito de chamar a atenção dos órgão competentes, que segundo os moradores do bairro, tem a sua parcela de culpa nos acontecimentos, pois a policia precisa fazer a sua parte para amenizar os constantes o números de assaltos ocorridos no bairro.
Mostra do Caos na Saúde Pública de Belém
O drama da população que precisa de atendimento nos Postos de Saúde
Infelizmente quem precisa da saúde pública de Belém continuará doente por muito tempo, Uma vez que o cenário não muda, entra governo, sai governo e o quadro continua o mesmo. Faltando leito nos hospitais, médicos, remédios e quem sofre com todo esse descaso é a população de baixa renda, que cumpre seu papel pagando impostos e que na hora que precisa de um atendimento não encontra, por que os médicos estão em greve, as fichas para consultas esgotaram, ou o remédio acabou etc. E quem mais sofre com esta situação e a população, as mães que precisam consultar seus bebês e os idosos. A demanda por atendimento é maior que a oferta.O quadro abaixo mostra os profissionais mais solicitados nos postos de saúde e o número de consultas.
MUDANÇAS NO TRANSITO DO ENTROCAMENTO
Uma ação conjunta formada pela Policia Federal, Detran e Ctbel ajuda a melhorar o transito no enconcamento.
Mudanças no transito de Entrocamento | |
Local | Entrocamento em Belém do Pará |
Mudanças | Ponto de ônibus e Estacionamento de caminhões |
Tipo de mudança | deslocados para uma distancia maior |
Horário: | Permanente |
Dias | Diária |
Quando | A partir do 27/02 - Segunda-feira |
A ação conjunta dos três órgão públicos, realizarão no dia 27 de fevereiro próxima segunda, novas mudanças para melhorar o acesso ao entrocamento, está tem como objetivo desafogar o transito que nas horas de grande pique causa grandes transtorno ao que necessitam trafegar por ali. Uma das primeiras mudanças segundo a CTBEL e o afastamento de um dos ponto de ônibus próximo a rotatória na Augusto Monte Negro. Esta foi transferida para melhorar o fluxo de veículos. Os usuário dos coletivos urbano não gostaram muito dessa nova mudança, uma vez que a distancia dos pontos de ônibus dificultarão a sua locomoção em lugares distantes, principalmente as pessoas com necessidades especiais que já estavam acostumada com aquela localidade e a distancia da mesma. Já os motorista dos coletivos, afirmam que essa mudança trará sim, grandes benefícios, não só para o tráfico dos veículos como a do pedestres, que muitas vezes para pegar sua condução atravessavam a pista sem muita atenção.
Uma outra mudança e a retirada do estacionamento de caminhões do entrocamento. No local será construída uma pista de acesso livre para a Augusto Monte Negro. Essa outra ação não agradou os motorista dos caminhões, pois neste local funciona um ponto de trabalho em que os mesmo fretam seus veículos para transporte de mercadoria pesadas. A CTBEL informou que está sendo realizado um estudo referente a locomoção desses profissionais para que não venham ser prejudicados na nova mudança.
Os agentes de transito já começaram a orientar os condutores de veículos quanto as novas mudanças. Essa ação está sendo feita para não pegar os motorista de surpresa.
Alexandre Souza
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=hH8tuhgeB5Q
TRÂNSITO EM BELÉM
AUTORA: ANA LÚCIA DINIZ
NOSSA SAÚDE DE CADA DIA...
LOCALIDADE
|
ATENDIMENTO
|
OBITOS
|
Ananindeua
|
60
|
54
|
Abaetetuba
|
40
|
29
|
Benevides
|
35
|
26
|
Bragança
|
48
|
36
|
Castanhal
|
63
|
28
|
ASSISTA A APRESENTAÇÃO DESSA REPORTAGEM
<
Espera E Caos Para Adquirir Consulta
Para se conseguir uma consulta em uma das unidades de saúde pública de Belém tem que madrugar enfrente aos postos, pois as filas são enormes. Para assegurar uma consulta, tem que ser os primeiros da fila, para isso, as pessoas chegam na noite anterior. Consequencia disso é que a espera é sempre do lado de fora da unidade, assim ficam sujeitas à chuva, carapanã, dormir em cima de papelão e ficar exposto à violência urbana.
Apesar de toda espera, o número de fichas é insuficiente para a demanda. Segundo vídeo “saúde.belém” acessado no dia 3 de fevereiro de 2011, no you tube, www.youtube.com/watch?v=RC0kHXsLOKo , Belém tem 29 unidades de saúde, no entanto, não atende à comunidade, que utiliza esse serviço público.
Nos depoimentos, no referido vídeo as pessoas são enfáticas afirmando em um só clamor que as dificuldades para adquirir uma ficha para consulta, chega a ser considerado caos, e longa espera. Se for mais tarde não consegue, às vezes, mesmo para quem chega cedo, a consulta pode ser considerado impossível.
Houve uma denúncia durante a entrevista que é a venda de fichas, feita por pessoas que chegam de madrugada ou dormem na fila desde a noite anterior. A venda da ficha chega a custar R$10,00 e a consulta particular custa R$30,00 - valor em consultório popular. Depoimento dado por uma das entrevistadas. É dito ainda que acabam comprando, divido a necessidade de doença na família.
Além do número de consultas disponíveis, que são poucas, não atendendo a necessidade, a falta de médicos é outra dificuldade que as pessoas enfrentam. Muitas vezes chegam a esperar toda a manhã e o especialista na área desejada, como pediatra, não tem na unidade. Esse fato está no vídeo e foi dito por uma mãe que precisou desse serviço e não conseguiu consulta.
Alguma coisa precisa ser feita. O serviço de saúde pública é muito importante para a sociedade, e há trabalhos na área de saúde belíssimos, mas a base que é o acesso aos postos de saúde as pessoas estão tendo dificuldades.
UNIDADES DE SAÚDE DE BELÉM
1- Unidade Municipal de Saúde Sacramenta
2- Unidade Municipal de Saúde Telégrafo
3- Unidade Municipal de Saúde Jurunas.
4- Unidade Municipal de Saúde Curió
5- Unidade Municipal de Saúde Marambaia
6- Unidade Municipal de Saúde Cabanagem
7- Unidade Municipal de Saúde Tapanã
8- Unidade Municipal de Saúde Benguí I
9 - Unidade Municipal de Saúde Outeiro
10 - Unidade Municipal de Saúde Cotijuba
11- Unidade Municipal de Saúde Icoaraci
12- Unidade Municipal de Saúde Vila da Barca
13- Unidade Municipal de Saúde Carananduba
14- Unidade Municipal de Saúde Maracajá
15- Unidade Municipal de Saúde Baía do Sol
Unidades Municipais de Saúde com Atendimento Ambulatorial
16 - Unidade Municipal de Saúde Benguí II
17- Unidade Municipal de Saúde Satélite
18 - Unidade Municipal de Saúde Guamá.
19 - Unidade Municipal de Saúde Terra Firme
20 - Unidade Municipal de Saúde Cremação
21 - Unidade Municipal de Saúde Condor
22 - Unidade Municipal de Saúde Paraíso dos Pássaros
23 - Unidade Municipal de Saúde Fátima
24 - Unidade Municipal de Saúde Maguari
25 - Unidade Municipal de Saúde Águas Lindas
26 - Unidade Municipal de Saúde Providência
27 - Unidade Municipal de Saúde Tavares Bastos
28 - Unidade Municipal de Saúde Pratinha
29 – Unidade Municipal de Saúde Sideral
autora: Marli Sousa da Silva
Acidente de trasito mata
Caminhão atropela motoqueiro em Belém
Na manhã de hoje por volta das 11hs e 45min.Um caminhão em alta velocidade atropela motoqueiro em Belém, na avenida João Paulo II esquina com atravessa Mauriti. A vitima tinha aproximadamente 45 anos, trajava calça preta, camisa cinza e tênis top per preto. Até este momento sua identidade e desconhecida. A vitima não usava capacete de segurança. Seu corpo encontra-se no ML do hospital Metropolitano na BR316.
Belém,05/02/2012 reporte. Alice R. Neves
ACIDENTES
BAIRROS
Nº DE MORTOS
MOTO
UMARIZAL
08
MOTO
PEDREIRA
10
MOTO
COMDOR
16
MOTO
MARCO
21
ACIDENTES | BAIRROS | Nº DE MORTOS |
MOTO | UMARIZAL | 08 |
MOTO | PEDREIRA | 10 |
MOTO | COMDOR | 16 |
MOTO | MARCO | 21 |
Autora: Alice Neves
APRESENTAÇÃO DESTA NOTICIA